(11) 3024-3100

Projetos de Remediação Ambiental

Remediação de áreas contaminadas exige técnicas seguras, eficientes no tratamento e recuperação, além do profissionalismo para descontaminação do solo e água subterrânea.

Uma vez identificada, uma área contaminada precisa contar com ações e tecnologias de remediação para evitar um agravamento da situação ou muitas vezes garantir uma melhoria. Assim, é possível contar com o risco menor de poluição do ar, solo e água, entre outros recursos naturais que podem sofrer com a contaminação, perigo esse, que pode ser refletido diretamente na vida humana e animal, por exemplo.

Além do perigo, a contaminação pode causar também uma desvalorização de imóveis próximos a ambientes urbanos como aterros sanitários e lixões que atualmente passam por um processo de encerramento e modificação destes locais onde estavam situados.

Hoje em dia, as empresas especializadas em remediação destes ambientes contam com diferentes técnicas e tecnologias que podem ser empregadas a favor do meio ambiente, uma das mais importantes delas é a chamada “in situ”. O nome pode parecer complicado para alguns leigos, mas na verdade o conceito é simples e se refere às técnicas que devem ser empregadas no local onde existe a contaminação.

Os procedimentos de remediação podem e normalmente vão variar de acordo com cada situação específico, porém uma ação básica e geralmente realizada em grande parte dos casos é a retirada de terra ou outros materiais orgânicos para que eles sejam avaliados em laboratório. Muitas vezes é neste ambiente laboratorial que bens como a água ou a terra passarão por tratamento.

A operação de deslocamento desses recursos naturais exige o máximo de profissionalismo, segurança e técnicas de logística eficientes, afinal estamos falando em transporte de material contaminado, algo que hoje em dia é perfeitamente possível de ser realizado em segurança, porém que exige métodos definidos e eficientes.

Outra opção que pode ser aplicada em ambientes contaminados dependendo da necessidade de remediação é o chamado tratamento biológico, que visa a utilização de plantas ou outros tipos de bactérias na busca pelo controle ou volta da normalidade nestes solos ou águas, por exemplo.

Existe também a possibilidade da aplicação do processo térmico, onde o agente de remediação é nada mais nada menos do que as variações de temperaturas, seguindo a estratégia do profissional especializado. Por último, podemos citar os processos químicos que, como o nome já diz é possibilitado pela aplicação de produtos químicos ou ainda o físico-químico, que utiliza uma aliança entre os dois recursos, geralmente pautados em uma lavagem do ambiente, porém utilizando a química também neste processo.

A Tecnohidro emprega diversas técnicas de remediação ambiental conforme os tipos de contaminantes descobertos na área infectada (tratamento e descontaminação de solo, água subterrânea e vapor). Algumas delas são relacionadas a seguir:

:: Remoção de Fase Livre

Barreira Hidráulica (Bombeamento)

Extração Multi-fásica (MPE)

:: Remediação Ambiental de Fase Residual

ISCO (Oxidação Química “ in situ ”)

Soil Vapor Extraction (SVE)

Air Sparging

Air Stripping

Biopilhas

Biorremediação

:: Barreiras Reativas

Atenuação Natural

Dessorção térmica em Baixas Temperaturas

Veja também

Solicite uma proposta