(11) 3024-3100

Extração Multifásica (MPE)

O Sistema de Extração Multi-fásica combina as técnicas de bioventilação e remoção de massa a vácuo, possibilitando a extração da fase livre, fase vapor, fase dissolvida na matriz do solo e estimulando o processo de biodegradação natural na zona não saturada.

A Extração Multi-fásica ocorre por meio da instalação de um sistema de ventilação a vácuo em poços de extração distribuídos na área de interesse, visando criar uma zona de influência do sistema em toda a extensão da pluma de contaminação.

Através da aplicação do vácuo nos poços de extração cria-se um gradiente de pressão dirigido para estes pontos, de onde são extraídas a fase livre, vapor e dissolvida do contaminante. O gradiente de pressão é diretamente proporcional ao vácuo aplicado, logo a eficiência na extração das diferentes fases do contaminante será função do sistema a ser implantado. A mistura bombeada deve ser direcionada para uma caixa separadora de água e óleo, com o combustível recuperado armazenado em tambores e a água contaminada destinada para tratamento em filtro de carvão ativado para posterior reinjeção. O vapor extraído é direcionado para um sistema de carvão ativado e lançado na atmosfera.

O sistema possui um dispositivo de auto-operação a partir de timers, que devem ser ajustados para intervalos de tempo de operação que otimizem a extração do contaminante da zona não saturada.

No Sistema de Extração Multi-fásica promove-se o acompanhamento da performance de extração da fase livre e da fase vapor na área em estudo, tomando como base a velocidade de extração; vazão e volume de água; pressão; VOC; pH; potencial de oxiredução; condutividade; volume recuperado de fase livre; nível d'água dos poços de monitoramento (NA); espessura de fase livre.

Retornar a lista de técnicas de Remediação Ambiental

Veja também

Solicite uma proposta